Isso que é medo de perder a maior riqueza!!!
Protestos contra Bush em Bogotá deixam 6 feridos e 120 detidos
Publicidade
da France Presse, em Bogotá
Quatro policiais e dois manifestantes ficaram feridos e cerca de 120 pessoas foram detidas neste domingo em Bogotá, durante violentos protestos contra a visita do presidente americano, George W. Bush, informou a polícia.
Segundo as autoridades, um dos policiais foi esfaqueado no pescoço e está hospitalizado.
Os confrontos começaram assim que o avião de Bush pousou em Bogotá para uma visita de sete horas à Colômbia.
Convocados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelo Partido Polo Democrático Alternativo (PDA, esquerda), cerca de cinco mil manifestantes se concentraram no centro de Bogotá para tentar chegar ao Palácio Presidencial, cuja área foi isolada pela polícia.
Os manifestantes, em sua maioria jovens, romperam o cordão de isolamento estabelecido pela polícia no momento em que a comitiva do presidente americano seguia para a Casa de Nariño, sede da presidência colombiana.
O incidente ocorreu a cerca de 1,5 km da sede presidencial e a polícia tentou conter os manifestantes com jatos d'água e bombas de gás lacrimogêneo, em meio a uma chuva de pedras e coquetéis molotov.
Os policiais de choque finalmente conseguiram empurrar os manifestantes para longe do palácio presidencial, e a multidão enfurecida passou a atacar lojas e agências bancárias, quebrando vidraças e saqueando, principalmente na zona do chamado centro internacional de Bogotá.
As agências bancárias foram alvo de pedradas e alguns manifestantes bloquearam o tráfego de ônibus na avenida Caracas.
Pelo menos 21 mil homens foram mobilizados para a visita de Bush à Colômbia. As medidas de segurança também incluem cerca de 40 aviões, que sobrevoam a região de Bogotá para impedir ações terroristas.
Antes da chegada de Bush, seis bombas de baixo poder explodiram no porto de Buenaventura e na cidade de Cali, deixando três feridos, mas não foi possível relacionar os ataques à visita de Bush.
Manifestantes venezuelanos ligados ao presidente Hugo Chávez bloquearam neste domingo a ponte internacional que liga a cidade de San Antonio de Táchira à Colômbia, também em protesto contra a visita de Bush.
Monday, March 12, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment